Profissionais

Psicólogos responsáveis

Graça Gouvêa CRP 05-13042

Maria das Graças Gouvêa Neco da Silva,  Psicóloga  formada em 1987 pela UERJ. Gestalt-terapeuta  formada pela Vita Clínica, sob coordenação da Prof Teresinha Mello da Silveira\1988. Mestre em Psicologia Social (UERJ\ 2008). Especialização em Prevenção à Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes (USP\ 2002). Especialização em Psicologia Médica (FCM\ UERJ\ 1998). Sócia fundadora, professora formadora, supervisora e responsável técnica do Instituto de Psicologia Gestalt em Figura (IPGF) desde 2003. Participação como membro da Comissão Organizadora do Congresso de Gestalt-terapia do Estado do Rio de Janeiro (anos 2005, 2008, 2010, 2014) e membro da Comissão Científica deste Congresso (ano 2017). Membro da Comissão  Organizadora do XI Encontro Nacional e VIII Congresso Nacional de Gestalt-terapia ( Rio de Janeiro, 2007). Formação em Constelação Familiar realizada com Guillermo Leone (IPGF\ 2017).

 Psicólogo formado pela UERJ. Mestre em Psicologia Social - UERJ. Gestalt-terapeuta. Atuando  em consultório particular atendendo  a adultos, casais e grupos. Professor Universitário (UERJ 2006/2009). Autor do livro “Introdução à Gestalt-terapia” (Editora Vozes, 2000). Sócio fundador, professor formador, supervisor e diretor do Instituto de Psicologia Gestalt em Figura (IPGF) desde 2003.  Formação em Constelação Familiar realizada com Guillermo Leone (IPGF\ 2017).

Equipe

Filósofo e Teólogo, mestrado em Filosofia pela UFRJ (IFCS), doutorado em Teologia pela PUC-RJ e doutorado em Filosofia pela UERJ. Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da UERJ. Professor de Filosofia do Colégio Pedro II e do IFEN. Autor de A mãe das verdades: a originalidade e originariedade do conceito de verdade em Heidegger (Maanain/Adinvest), Heidegger e a destruição da ética (Editora UFRJ/Mauad), Jonas Rezende: o Poeta da Fé (Mauad), Ontologia da violência: o enigma da cruldade (Mauad) e A redenção de Deus: sobre o Diabo e a Inocência (Via Verita), além de artigos publicados em revistas especializadas.

CRP 05-40649

Psicóloga (Universidade de Uberaba\1998\ MG).Gestalt-terapeuta (IPGF/20013). Especialização em Psicologia Hospitalar pela Beneficência Portuguesa (1995\1996). Experiência na área organizacional em diferentes empresas: em Brasília de 1998 a 2003, atuou na Coordenação do RH da empresa BEST (Brasília Empresa de Serviços Técnicos), sendo responsável pelo recrutamento, seleção e treinamento de todos os contratos para Perdigão, XEROX do BRASIL, Embrapa e Polícia Federal. Assumiu em 2005 na filial da BEST Rio o contrato do DETRAN responsável pela contratação e gestão de aproximadamente 400 atendentes no setor de Identificação Civil. Atualmente coordena as atividades da área de RH e Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia Gestalt em Figura (IPGF).

 

Professor visitante, convidado do Instituto de Psicologia Gestalt em Figura. Psicólogo argentino (M.N.22.009) com Pós Graduação em Gestalt-terapia (AGBA) e em Constelações Familiares Bert Hellinger (Centro Hellinger de Buenos Aires), Pós-Graduação em "Comunicação nas Organizações Complexas". Formação em psicodrama, experiência em técnicas de relaxamento e visualização, no trabalho com grupos, no trabalho com sonhos, dor, stress pós-traumático, famílias, diversidade sexual, HIV- AIDS. Realiza seminários para profissionais de diversas áreas, empresas de RH e multinacionais. Ele já trabalhou para o governo da cidade de Buenos Aires na prevenção do HIV-AIDS e na formação de profissionais no sistema de saúde com temas sobre gênero, sexualidade e diversidade sexual. Atualmente dedica-se principalmente para a formação de profissionais em uma abordagem que chama de Gestalt transgeracional, aplicando novas teorias que combinam elementos da gestalt, o pensamento complexo e as constelações familiares. Ele recebeu citações por seu trabalho sobre a violência, e tem publicado trabalhos como autor e coautor sobre diversos temas na Argentina e no exterior.