Atividade

2018-02-18-material-formacao-em-psicologia-clinica_testeira.jpg 

CURSO DE FORMAÇÃO EM GESTALT-TERAPIA

Formando Gestalt-terapeutas com excelência!

TURMA 2024 - INSCRIÇÕES ABERTAS

 

 PÚBLICO-ALVO

Psicólogos e estudantes do 5º ano de Psicologia (9º e 10º Períodos) 

É necessário fazer uma entrevista de seleção que deve ser agendada

pelo nosso whatsapp +55 21 99773-1834 ou email contato@gestaltemfigura.com.br

 

HORÁRIO

Aulas em encontros mensais, um sábado por mês das 9h às 19h, e um encontro semestral com duração de um fim de semana (sábado e domingo) – duração total do curso 36 meses - 560 horas.

O aluno deve disponibilizar também no mínimo duas horas semanais em horário a combinar para estágio e supervisão na clínica social da instituição. Os alunos residentes em outras cidades podem realizar o estágio em sua cidade de origem ou online.

 

METODOLOGIA

Entendemos que um psicoterapeuta necessita, de diversos recursos para bem realizar seu trabalho. Além de uma sólida base teórica, privilegiamos o desenvolvimento da pessoa do terapeuta, ampliando seus recursos expressivos, lúdicos e criativos.

O curso constitui-se de diversas atividades: aulas teóricas, seminários com profissionais convidados, workshops terapêuticos, estágio supervisionado em clínica social do instituto, vivências, atividades práticas em grupo, orientação de monografia de conclusão e desenvolvimento de pesquisa na área clínica.

Os alunos também tem oportunidade de apresentar seus trabalhos regularmente em atividades abertas ao público em geral, organizadas por nossa instituição.  Oferecemos  aos alunos de nossa formação um estágio remunerado e  Módulos Especiais Opcionais com professores visitantes.

 

COORDENAÇÃO  GERAL 

Graça Gouvêa, CRP 05-13042 Psicóloga (UERJ\1987) Gestalt-terapeuta (Vita Clínica\1988). Mestre em Psicologia Social (UERJ\ 2008). Especialização em Prevenção à Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes (USP\ 2002). Especialização em Psicologia Médica (FCM\ UERJ\ 1998). Formação em Constelação Familiar com Guillermo Leone\ IPGF\2017.  Sócia fundadora, professora formadora, supervisora e responsável técnica do Instituto de Psicologia Gestalt em Figura (IPGF) desde 2003.

Hugo Elídio Rodrigues, CRP 05-21207 Psicólogo formado pela UERJ. Mestre em Psicologia Social - UERJ. Gestalt-terapeuta. Atuando  em consultório particular atendendo  a adultos, casais e grupos. Professor Universitário (UERJ 2006/2009). Autor do livro “Introdução à Gestalt-terapia” (Editora Vozes, 2000). Formação em Constelação Familiar com Guillermo Leone\ IPGF\2017. Sócio fundador, professor formador, supervisor e diretor do Instituto de Psicologia Gestalt em Figura (IPGF) desde 2003.

OBJETIVO

O curso destina-se ao treinamento profissional e capacitação técnica exclusivamente de psicólogos, habilitando-os a atuar na área clínica sob a orientação da Gestalt-terapia com adultos, crianças e adolescentes.

BOLSA DE ESTUDOS

Nosso instituto oferece a cada nova turma bolsas de estudos para desconto na mensalidade. Os alunos interessados devem passar por uma avaliação psicossocial e uma prova escrita com matéria de psicologia.

MARQUE UMA ENTREVISTA PARA CONHECER O PROGRAMA DO CURSO!

 

PROFESSORES CONVIDADOS

Alexandra C. Tsallis, CRP 05-23496. Psicóloga. Pós-Doutorado em Psicologia na UFRJ. Doutora em Psicologia Social pela UERJ em associação com a Ecole des Mines/Paris. Professora Adjunta do Instituto de Psicologia da UERJ.  

Alexandre Marques Cabral , Filósofo e Teólogo, mestrado em Filosofia pela UFRJ (IFCS) e doutorado em Filosofia pela UERJ. Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da UERJ. Professor de Filosofia do Colégio Pedro II e do IFEN. Autor de A mãe das verdades: a originalidade e originariedade do conceito de verdade em Heidegger (Maanain/Adinvest), Heidegger e a destruição da ética (Editora UFRJ/Mauad), Jonas Rezende: o Poeta da Fé (Mauad), Ontologia da violência: o enigma da cruldade (Mauad) e A redenção de Deus: sobre o Diabo e a Inocência (Via Verita), além de artigos publicados em revistas especializadas.


Bianca Lopes, CRP 05-34078, Psicóloga (UFRJ), Gestalt-terapeuta (IPGF/2009) e Formação em Prática Psicomotora Aucouturier (NECTAR). Pós-graduada em Educação e Reeducação psicomotora (UERJ).  Atuou no Programa Saúde e Brincar (IFF/Fiocruz) e no Núcleo de Apoio a Projetos Educacionais e Culturais (NAPEC- IFF/Fiocruz), com projetos que uniam o potencial terapêutico do brincar, cuidado a infância e inclusão. Formação em Constelação Familiar com Guillermo Leone\ IPGF\2017. 

Inscrição