Atividade
CURSO
LEALDADES INVISÍVEIS - GESTALT-TERAPIA NA PERSPECTIVA TRANSGERACIONAL
COORDENAÇÃO GRAÇA GOUVÊA
QUANDO 2as feiras
HORÁRIO 18h às 19:30h
MODALIDADE 100% ONLINE
INVESTIMENTO 3x R$ 225,00
PÚBLICO-ALVO PSICÓLOGOS E ESTUDANTES DE PSICOLOGIA
CALENDÁRIO 14 e 28 ABRIL; 05, 12, 19, 26 MAIO; 02,09, 16, 23 JUNHO
Um curso destinado a Psicólogos e estudantes de psicologia - Gestalt-terapeutas formados ou em formação, que buscam ampliar sua compreensão da teoria do self da Gestalt-terapia, através da releitura do conceito de campo com foco familiar transgeracional.
Este trabalho explora o conceito de "campo" na Gestalt-terapia, propondo um aprofundamento e trazendo colaborações de autores que se dedicaram a essa compreensão e suas implicações clínicas. O objetivo é articular conceitos que permitam entender as relações intrafamiliares em sua dialogicidade, numa perspectiva de campo transgeracional, utilizando exemplos da prática clínica da autora.
A fundamentação teórica do trabalho inclui a Teoria do Self (Perls, Hefferline e Goodman, 1997; Robine, 2006, 2016; Delacroix, 2022), a Teoria de Campo (Lewin, 1973), a Filosofia Existencial Dialógica (Buber, 1982; 2001) e a Teoria Sistêmica aplicada à compreensão do sistema familiar. Destaque para a noção de "lealdades invisíveis" proposta por Boszormenyi-Nagy e Spark (2008) e a releitura do trabalho de René Kaës (2001) sobre a transmissão da 'vida psíquica' entre gerações.
Este não é um curso introdutório sobre a teoria do Self da Gestalt-terapia, sugere-se que o aluno já tenha alguma leitura prévia sobre o tema.
Programa
AULA 1 e 2 A teoria do self da Gestalt-terapia segundo Perls, Goodman. As considerações feitas por Robine. Implicações técnicas. Crítica às teorias psicanalíticas do Self.
AULA 3 Implicações do conceito de campo organismo-ambiente. Dinâmicas relacionais e a dialogicidade do Self.
AULA 4 Perspectiva ontológica do "ser-no-mundo". Aspectos ontológicos dos princípios dialógicos Eu-Tu / Eu-Isso, propostos por Buber. Como o “ser-com” é um “co-constituído”. Exemplos práticos.
AULA 5 A importância do princípio dialógico Eu-Tu para a perspectiva familiar transgeracional.
AULA 6 Transmissão ‘psíquica’ transgeracional. Transgeracionalidade e intergeracionalidade – perspectivas e leis sistêmicas. Aplicações na clínica.
AULA 7 e 8 Implicações das "lealdades invisíveis" no funcionamento da função personalidade. Figura-fundo da função personalidade. Transtornos da função personalidade. Exemplos clínicos,
AULA 9 Estudo de casos relatados pela coordenadora
AULA 10 Aplicações práticas através de supervisões de atendimentos de alunos
Será conferido certificado de 15 horas-aula ao final do curso.
O curso terá partes gravadas (partes teóricas) e partes não gravadas (exercícios práticos e supervisões). As partes das aulas que ficarão gravadas estarão acessíveis aos alunos durante o período do curso, mas depois não serão disponibilizadas quando o curso acabar.
Maria das Graças Gouvêa Neco da Silva (Graça Gouvêa) CRP 05-13042
Psicóloga com 38 anos de experiência clínica, (UERJ/1987). Gestalt-terapeuta formada pela Vita Clínica, sob coordenação da Prof Teresinha Mello da Silveira\1988. Mestre em Psicologia Social (UERJ\ 2008). Especialista em Prevenção à Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes (USP\ 2002). Especialista em Psicologia Médica (FCM\ UERJ\ 1998). Sócia fundadora, professora formadora, supervisora e responsável técnica do Instituto de Psicologia Gestalt em Figura (IPGF) desde 2003. Formação em Gestalt-terapia Transgeracional realizada com o psicólogo Guillermo Leone (IPGF\ 2017).